segunda-feira, 19 de novembro de 2018

UM SÉCULO DE FOLHA - JORNALISMO ARTPONTO


UM SÉCULO DE FOLHA


Nós brasileiros, principalmente os paulistanos, sempre que acordamos, pelas nossas manhas, como de costume, querendo saber tudo das importantes noticias, ou fatos que aconteceram no Brasil e pelo mundo.
Direto, reto e pronto: onde está a Folha? Ali, ou acolá? Em seguida grudamos os olhos nas noticias. Mas a Mama disso é sem duvida o jornal, o mais tradicional e popular do Brasil, Folha de São Paulo.
Não tem descanso, não. Parece milagre, eles sabem de tudo e muito rápido, chegamos a pensar que não daria tempo nem de imprimir e logo com tantas noticias e com diagramação muito precisa. Fica tudo muito lindo. Sem querer, na verdade estamos assistindo aquilo tudo, um verdadeiro show de informações. Na madrugada e muito rápido está em todo o Brasil e em todas as bancas. 
Os dedos estralam depois, antes não dá, né?
Todos os dias e depois que Olival Costa e Pedro Cunha, juntos, puseram-se a trabalhar a primeira edição, mãos a obra! E lá por volta 1921, na época dos modernistas. 
Dá até para imaginar que também o eram.
Resta saber se Dona Tarsila, Oswald, Menotti, Mário e Anita faziam fila na frente da banca para conseguirem um exemplar.
Lembro que na minha adolescência, muita gente comprava o jornal para irem lendo, no ônibus durante o trajeto para o trabalho.
 Eu também o lia inteiro, na livraria de meu pai, que também era assíduo leitor.
É verdade rapaz, quase um século e nada mudou, com os mesmos olhos grudados no celular ainda tem muita gente lendo a Folha de São Paulo no ônibus.
Daqui a três anos, em fevereiro de 2021, 
Um Século de Folha!

Bom, agora já atingi o limite de dez reportagens e vou ter que deixar para um dia qualquer e acessar o diário pela internet, já que não estou disposto a assiná-lo, aliás, é bem baratinho. 

Cola aí mano!
( Isto aprendi com meus alunos)
Líbano Montesanti Calil Atallah

SIGA O LINK





_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah